09 a 12 de outubro de 2017

FLORIANÓPOLIS - SC

Centro de Cultura e Eventos da UFSC



Já está inscrito?
Acesse sua área restrita:




Trabalhos Científicos


Convidamos os pesquisadores para submeterem trabalhos para o Congresso SIGN8 conforme as modalidades que seguem:

 

  1. Comunicações
  2. Pôsteres
  3. Workshops interativos

 

Os espaços para comunicações envolvem sessões de 45 minutos (30 minutos de apresentação do trabalho com 15 minutos para discussão e perguntas).
Os pôsteres estarão expostos ao longo do congresso e contarão com sessões específicas para os autores estarem disponíveis para os participantes.
Os workshops interativos podem ser de 45 minutos (espaço único) ou 90 minutos (espaço duplo).

 

Comunicações e Pôsteres


Todas as comunicações e pôsteres podem incluir trabalhos em progresso, com o objetivo de compartilhar informações sobre pesquisas abordando diferentes tópicos e situações que ainda não foram concluídas.
As comunicações e os pôsteres serão divididos em três sessões. Os tópicos para as sessões estão listados abaixo, mas outros tópicos também são possíveis desde que comportem os objetivos do congresso.

 

Sessão 1: Línguas de sinais e linguística

  • Apresentações em progresso sobre linguística e línguas de sinais nas regiões em que não há tradição em pesquisas incluindo esta área
  • Cooperação de pesquisas entre línguas de sinais (bi e multilaterais, networks e implementação)
  • Estudos sobre a estrutura linguística de línguas de sinais específicas ou estudos inter linguísticos comparativos entre diferentes línguas de sinais.
  • Ferramentas para o desenvolvimento de pesquisas, tecnologias e metodologias (por exemplo, corpus, transcrição, banco de dados, recursos para coleta de dados)
  • Questões éticas nas pesquisas com línguas de sinais
  • Estudos psicolinguísticos envolvendo usuários de línguas de sinais
  • Estudos sociolinguísticos quanto a línguas em contato, multilinguismo, atitudes linguísticas, políticas linguísticas e planejamento, variação linguística.
  • Aspectos linguísticos da interpretação de línguas de sinais e assuntos relacionados.

 

Sessão 2: Comunidade, Cultura e Educação

  • Apresentações em progresso sobre comunidades Surdas, culturas e educação em regiões em que não há tradição em pesquisas incluindo esta área
  • Pesquisas envolvendo cooperações internacionais sobre comunidades Surdas, cultura e educação (bi e multilaterais, networks e implementação)
  • Estudos etnográficos e antropológicos nas comunidades surdas
  • Relações entre os pesquisadores e as comunidades Surdas
  • Desenvolvimento de políticas para as línguas de sinais, comunidades Surdas, e educação de Surdos
  • Educação de surdos para crianças, jovens e adultos (formal, informal e educação continuada)
  • Aspectos comunitários, culturais e educacionais da interpretação de línguas de sinais e assuntos relacionados

 

Sessão 3: Língua de sinais, Linguística e comunidades Surdas no Brasil
            Esta sessão vai cobrir os mesmos tópicos da sessão 1 e 2, mas com
           foco no Brasil, enquanto região alvo

 

Workshops Interativos

Os workshops podem estar relacionados com qualquer um dos tópicos das sessões 1, 2 e 3. As submissões precisam demonstrar que há uma proposta interativa, na qual os participantes serão envolvidos. Estas atividades podem incluir atividades práticas, discussão em formato de seminário, trabalhos em grupos, sessões para demonstração, e assim por diante.

 

As sessões consistem de uma apresentação NÃO serão aceitas como workshops. Nestes casos, devem ser propostas como comunicação ou pôster.

 

As submissões para realização de workshops podem ser de espaço único compreendendo 45 minutos ou de espaço duplo compreendendo 90 minutos e devem incluir uma (1) introdução, (2) atividades práticas e (3) retorno/feedback por parte dos participantes.

 

Instruções para Submissões


Datas Importantes

Prazo final para as submissões: 14/05/2017
Notificação da aceitação dos trabalhos: 19 de junho de 2017

 

As línguas do congresso são a Língua de Sinais Internacional (LSI) e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com registro escrito em inglês e português brasileiro.

 

As apresentações DEVEM ser na LSI ou na Libras.

Os participantes devem estar preparados para apresentar em uma destas duas línguas e devem entrar em contato com os organizadores caso tenham alguma dúvida sobre isso.

 

As SUBMISSÕES devem ser em LSI ou em Libras.
Se você tiver algum impedimento de ordem tecnológica para apresentar a sua submissão em língua de sinais, por razões técnicas, excepcionalmente será aceito o envio do resumo em inglês ou em português.

As submissões são limitidas em dois resumos por pessoa como apresentador individual ou em parceria com outros autores.

  • Enviar um vídeo de no máximo 5 minutos em LSI ou em Libras indicando a MODALIDADE desejada e a SESSÃO correspondente para o email trabalhos@sign8.com.br
  • Você pode enviar todos os tipos comuns e padrões de vídeo (avi, mpeg, mp4, mov)
  • Em caráter excepcional, para submissões em inglês ou português, o resumo deve conter no máximo 500 palavras em formato PDF e deve ser enviado para o email trabalhos@sign8.com.br